29/11/2006

Rápidas do Olinda Arte em Toda Parte
Fotos e texto por Luiz Bernardo Barreto – Jornalista

O encontro de dois movimentos em um só lugar. O abstrato e o surreal se unem e estão bem representados

Antonio Salvatore, o LA, e Sheila Rodrigues falam sobre suas pinturas e a iniciativa do evento


Na quarta reportagem sobre o “Olinda Arte em Toda Parte”, evento esse que tem Bajado como homenageado nesse ano, entrevistei dois grandes pintores contemporâneos, um que segue a escola abstrata e figurativa, a pernambucana Sheila Rodrigues de Oliveira, e Antonino Salvatore, italiano de Catania, que produz uma arte surrealista, muito parecida com a arte de Salvador Dali. Essa quarta edição do “Rápidas do Olinda Arte em Toda Parte” é uma dedicação a duas escolas de pinturas apaixonantes e de extrema valia. O abstrato pernambucano e o surrealismo europeu aqui se encaixam como manifestações em interação, e presentes nesse evento.

Antonino Salvatore, o LA, 37 anos, há um ano e meio trabalha em Olinda. Claramente surrealista, LA começou ainda criança e não gosta do caráter comercial que envolve as artes, no sentido publicitário e de vendas. Seus temas são confusos e envolventes. Típico trabalho surrealista. Procura abordar alimentos, como bolos, sorvetes, além de circos, palhaços e coisas do gênero. “Gosto de pintar coisas loucas, como encubações hidráulicas com bigode, chapéu.., coisas assim”. Com um trabalho bastante inusitado que mexe com o inconsciente, se autodenomina polêmico, e procura sempre dar uma mensagem para quem está olhando para tela. “Creio que Deus me deu uma alma de artista”. Sua técnica consiste em tinta acrílica, óleo e esmalte. Antonino tem certa preocupação com a finalidade do “Olinda Arte em Toda Parte”, por temer que se torne uma feira de artesanato. Em seu quadro, “Eu, Magritte e o Circo”, 78 x 49 cm, bem trabalha a perspectiva surrealista, respeitando temas e formas dessa escola européia. Seus trabalhos estão no ateliê de Sheila Rodrigues e Deyse.

Ainda nesse mesmo ateliê, encontra-se uma arte abstrata, com cores fortes e com certo cunho romancista. Esse é o trabalho de Sheila Rodrigues de Oliveira, 55 anos e trabalha com pintura desde a década de oitenta. Utiliza técnicas mista, acrílica e óleo sobre tela. Seus abstratos não tem títulos, deixando os leitores das imagens livres para viajar nas cores e formas nele presente. “O abstrato é algo mais contemporâneo, uma coisa mais solta, até porque não há uma regra na leitura”, disse a artísta. Já o seu figurativo é dotado de mais técnica, e se influencia, segundo a própria artista, nos trabalhos do italiano Monde Vilain. Moné também a influencia bastante.“Toda minha vida estou buscando. As pessoas falam que tenho que escolher um estilo, mas eu não tenho um só estilo. Dependendo do meu estado de espírito eu pinto o abstrato, ou o figurativo, pois adoro desenhar a forma feminina”. Na concepção de Sheila, o “Olinda Arte em Toda Parte” deveria acontecer mais vezes, pois isso é uma boa oportunidade tanto para discutir, como para fazer a interação artística na terra.
(a esqerda: Quadro de Bajado divide espaço com obras de Sheila Rodrigues)
Seu ateliê fica na rua do Amparo, n* 17, e há várias obras expostas de diversos artistas. Mais informações acesse: http://www.olindaarteemtodaparte.com.br/

Sem comentários: