28/11/2006

Rápidas do Olinda Arte em Toda Parte

Fotos e texto por Luiz Bernardo Barreto - Jornalista


Abstratismo, figuração e elementos cotidianos se mostram em formas simples, bem trabalhadas e irreverentes

Os elementos da escultura e pintura de Mariza Prado e a simplicidade e a forma popular de representação de Fátima Queiroz


Continuando a caminhada do Penny Press pelo “Olinda Arte em Toda Parte”, passei no Ateliê Espaço 21, onde expõe Maria Mariza de Albuquerque Prado. Mariza Prado produz arte inteligente e muito bem trabalhada. Pinturas abstratas e esculturas figurativas são suas maiores marcas. Logo ao lado do seu ateliê, expõe Maria de Fátima Bezerra de Queiroz, produtora recente, produz uma arte simples e bastante retratista do cotidiano pernambucano. A simplicidade de sua técnica faz nascer certa magia em seus quadros, que passam da irreverência, a um pensamento político.


Mariza Prado, 55 anos, paraibana de Umbuzeiro, produz a quinze anos e trabalha com escultura e pintura. Cursou arte livre, história da arte barroca, linguagem plástica contemporânea, técnica em resina e escultura. Uma arte modernista, que, segundo a própria autora, é mais curtida pelos jovens. Começou com a escultura e logo absorveu a plasticidade da pintura acrílica sobre tela. Já na escultura usa concreto, pó de mármore e resina. Mariza Prado mora a trinta e cinco anos em Pernambuco e a cinco em Olinda. “Deixei de ser dona de casa e me dediquei só a arte”, disse com ar de descontração e muito receptível. “Gosto de tudo o que é arte, mas o que amo mesmo é o modernismo”.


No que diz respeito a pintura, Mariza é autodidata. Nas esculturas existem variadas tendências, com algumas fugas para o figurativo. Há técnicas compostas por pregos, crochês no cordão e acrílica sobre tela, tudo em uma só composição. Sua carreira é marcada pela passagem de uma escultura tridimensional para uma bidimensional pintura abstrata. Sua arte é bastante interessante, pois faz junção de diversas técnicas em um só elemento. Com toda certeza uma das artes mais bem trabalhadas do evento. Curiosa, bem produzida e muito rica.


Colado com o ateliê de Mariza Prado, está o ateliê de Sheila Rodrigues. Nesse encontramos diferentes trabalhos de varios artistas. Entre eles está o trabalho simples e a arte popular de Fátima Queiroz, 53 anos. É recente sua produção nas telas, e antes de produzi-las trabalhava com adereços, estandartes, fantasias e demais coisas ligadas ao folclore nordestino. Sua técnica é a acrílica sobre tela, vez ou outra passando pelo espatulado.
Nascida em Caruaru está em Olinda há trinta e cinco anos, convivendo e se influenciando pelos artistas da terra, como Bajado (homenageado do Olinda Arte em Toda Parte), Mariza Lacerda, Sheila Rodrigues e outros. “O que eu vejo tento retratar da minha maneira, sem nenhum compromisso com a fidelidade. Eu gosto de coisas vivas, claras, o colorido me atrai”.


Os ateliês das duas artistas ficam lado-a-lado e se localizam na rua do Amparo, n* 17. Mais informações acesse: http://www.olindaarteemtodaparte.com.br/

Sem comentários: