28/09/2006

texto informativo
Luiz Bernardo Barreto / jornalista
A forma que informa a nossa formação “desinformada”

A relação da política de comunicação mundial com o sistema Brasileiro de mídia

...E nessa globalização contemporânea, a convergência tecnológica no setor de comunicações se torna uma “concentração de propriedades”, provocando a consolidação e a emergência de um reduzido número de mega-empresas mundiais. E a aprovação do Telecommunications Act americano, a lei das comunicações Norte-Americana, em fevereiro de 1996, se transformou em um “mar de aquisições”, fusões e joint ventures que envolve estados nacionais, bancos, grandes empreiteiras e empresas transnacionais privadas, estatais e mistas.

He... e esse processo de oligopolização e emergência de novos e poderosos global players no cenário econômico e político mundial faz com que aconteça uma ação coordenada de várias empresas no mesmo grupo, tornando-se uma espécie de “ação inevitável”, sendo mais eficiente do que a de empresas isoladas. As conseqüências desse novo padrão internacional? Ha... muito simples. Fusão de diferentes políticas públicas de comunicação, presença de conglomerados empresariais, os global players, e organismos internacionais como a UIT (União Internacional de Telecomunicações), a OMC (Organização Mundial do Comércio), e outros mais, agindo como “poderosos atores” na formulação dessa política de comunicação.

Pois é... e o Brasil não foge a regra. Aqui nós temos a Lei do Cabo, que permite a participação estrangeira em até 49% do capital das concessionárias. Temos também a Lei Mínima, que permitiu a entrada de capital estrangeiro nas áreas de telefonia celular e de telecomunicações. E já não bastasse, também temos a Lei Geral de Telecomunicações, que autoriza o poder executivo a estabelecer quaisquer limites a participação estrangeira no capital de prestadoras de serviços de telecomunicações. E assim se forma o nosso sistema de mídia brasileiro. A respeito da emergência de novos global players e do padrão universal de concentração da propriedade, sobrevivem no Brasil a velha estrutura familiar, o renovado vínculo com as elites políticas locais e/ou regionais, e a crescente presença das igrejas no setor de comunicações.

Não há dúvidas sobre a crescente relação existente entre informação e conhecimento, e o papel-chave que esse último desempenha como fator de poder nas sociedades contemporâneas. Tanto é verdade que o controle da informação (armazenamento, disponibilidade e acesso) é uma questão estratégica tanto para empresas como para Estados- Nações. Também sabemos do poder de longo prazo da mídia na construção da realidade por meio da representação que se faz nos diferentes aspectos da vida humana.

Por isso não podemos reduzir a importância das comunicações apenas a transmissões de informação, como muitas vezes se faz. Elas não são canais neutros. E sim, “construtoras de significados”.

27/09/2006

opinião
A base televisiva como suporte ao vídeo educativo

Luiz Bernardo Barreto / jornalista

O perfume da fama, a beleza de uma imagem, a alegria do entretenimento, a presença da persuasão. Que o intencional navega em seu olhar e faça os elementos sensoriais caminharem rumo à sua lógica. Daí, seu “eu” torna-se virtual, numa pequena-grande escala de tempo e com vários processos de funcionalidade comunicacional. Então você se insere numa caixinha mágica e cheia de cores, cujo nome tem porte e atração.., pois seu nome é Televisão.

Afinal de contas, quem não assiste a essa ferramenta? É como se perguntar se há político que não se deixa corromper. Está em todos os lugares, literalmente, roubando atenções e produzindo estereótipos. Dando lugar a quem tem, espaço a quem precisa (quando julga precisar), e poder para quem a detêm. A diversão é praxe, quando o assunto é só entreter e não informar.

Dessa forma constói-se um molde capitalista, ausente de informação completa e de qualidade, presente de conteúdo intencional e descompromisso para com o receptor. Mas isso é o que se procura, pois seu ingrediente faz nascer um “bolo” de falta de conhecimento.

Mas para que esse bolo sem açúcar, sem forma e mal feito não chegue por completo ao nosso paladar, temos que suprir esse gosto com um tempero que enriquece e faz crescer. Essa receita é o vídeo! Eu poderia dizer, facilmente, que também existem vídeos com padrões televisivos. Mas posso dizer também que, com certeza, existe esse mesmo em uma “vertente” mais inteligente e compromissada. Essa ferramenta é o vídeo educacional.

Um debate como modelo, especialistas como fonte de informação, reportagens assumidamente neutra e imparcial, planos gerais e fotografia natural.., elementos que se fazem características em um vídeo educacional, que tende a ser suporte de aula. Essa é a grande pauta dessa ferramenta. A congruência do entretenimento e o conhecimento, do compromisso com a informação, do respeito com o conteúdo, das novas ferramentas com a interação. Esses são os pilares do vídeo educativo.

Mas a esperança mora naqueles que assistem a TV para dominar sua linguagem, e a transformar e moldá-la em um vídeo de educação. Postando o interesse de um bom conteúdo e assumindo essa tecnologia na vontade de construir um novo conceito audiovisual.